Descubra as vantagens e desvantagens do Cabelo Liso ou Cacheado

Descubra as vantagens e desvantagens do cabelo liso ou cacheado.

Tem cabelo cacheado e gostaria de o ter liso? Ou tem cabelo liso e gostaria de ter cacheado?

As dúvidas que acontecem com frequência. O mais importante é que se sinta bem com o seu cabelo, seja ele liso ou com cachos. Independente da sua opção, são duas texturas lindas. No entanto, cada uma necessita de cuidados especiais de acordo com as suas necessidades.

Cabelos cacheados são ao contrário que possa pensar, muito frágeis e necessitam de especial atenção nos cuidados.

A maioria das pessoas pensa que o cabelo liso é mais fácil de cuidar que o cabelo cacheado, mas não é bem assim, ambos necessitam da sua atenção, do seu cuidado. Cada um à sua maneira e com os produtos apropriados para cada tipo de cabelo. Daí, torna-se necessário que conheça qual o seu tipo de cabelo.

Por norma, a maioria pensa que o cabelo se resume a cabelo liso ou cacheado, mas não é bem assim. Dentro destes dois extremos, existe variedade. Ora confira,

PORQUE ESTÃO ASSIM CLASSIFICADOS OS CABELOS?

Os cabelos encontram-se divididos em 4 grandes grupos, do grupo 1 ao grupo 4. O principal critério de classificação destes grupos tem a ver com a curvatura do fio. Assim, o número 1 é o tipo de cabelo liso, já o número 4 abrange os fios crespos.

O segundo critério, representado pelas letras A, B e C, tem a ver com as diferentes texturas que o próprio fio pode ter, como por exemplo, fio mais grosso ou mais fino.

Passo a descrever cada tipo de cabelo, ora veja:

Tipo 1

Como pode ver pelas imagens é aqui que o cabelo é totalmente liso, sem nenhuma ondulação, o chamado escorrido. Trata-se de um tipo de cabelo sedoso, devido à oleosidade natural dos fios que consegue atingir as pontas rapidamente devido à ausência de ondulação.

1ª A (Fino)

É um cabelo pouco encorpado, brilhante e com tendência oleosa. É o tipo de cabelo que não segura nada, nem o travessão de cabelo. Na hora de mimar este tipo de cabelo, use produtos leves, para não pesar. É fundamental que use produtos próprios para cabelos oleosos, principalmente para lavar, visto ser de extrema importância que a raiz esteja bem limpa. Se utilizar produtos para dar volume ao cabelo, o resultado também será maravilhoso.

1B (Médio)

Os fios são mais encorpados e com bastante volume. Quanto à oleosidade, possui as mesmas características que o fio do tipo 1ª. Este tipo de fio já segura os travessões e demais apetrechos.  Os principais cuidados a ter com este tipo de cabelo passa pela utilização de produtos leves alternando com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o brilho e o alinhamento dos fios. Importante, aplique apenas o condicionador nas pontas, bem como qualquer outro produto hidratante.

1C (Grosso)

Trata-se de um fio grosso e pesado. Apesar destas características apresenta bastante oleosidade por todo o cumprimento. O principal cuidado com este tipo de cabelo passa por lavar com frequência, utilizar produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito pesado nem denso, e apenas utilizado nas pontas. Para um toque final, utilize um reparador de pontas duplas.

Tipo 2

É o tipo de cabelo que não é liso, mas também não forma espirais. Por norma a raiz é lisa em todas as categorias e suscetível ao frizz. As mechas apresentam um formato de “S”.

Trata-se de um cabelo versátil costuma ser fácil de modelar. Bem amassados formam cachos mais definidos, escovados ficam bem lisos.

2ª (Fino)

É um tipo de cabelo que não apresenta muito volume, principalmente na raiz que continua oleosa, no entanto, a oleosidade não afeta o comprimento. O fio é fino e apresenta um formato S bem alongado. Na hora de mimar este tipo de cabelo deve utilizar produtos leves e em pouca quantidade para estiliza-lo, tais como mousse, gel e loções. Se optar por utilizar cremes e manteigas, o cabelo pode ficar pesado e murcho.

2B(Médio)

Possui uma forte memoria do formato original. As mechas formam um S perfeito e tem tendência para o frizz. Na hora de cuidar use produtos à base de gel ou mouse para manter as ondas bonitas e para combater o frizz finalizadores.

2C(Grosso)

A ondulação é mais intensa e menos espaçada, já começam a formar cachos soltos. É um cabelo mais volumoso e com movimento. O principal cuidado, passa por utilizar mousse e caprichar nos finalizadores anti frizz. Pode também utilizar ativadores de cachos, mas bem leves, uma vez que este tipo de cabelo ao utilizar ativador de cachos pode passar de um 2C para um 3 A.

Tipo 3

É no cabelo tipo 3 que os cabelos cacheados começam, apesar de por vezes a textura dos ondulados tipos 2B e 2C seja vista como cacheada. Por norma são cabelos mais ressecados, visto que a oleosidade produzida na raiz não consegue chegar até as pontas, por conta dos cachos que dificultam a sua trajetória.  Por mais que estes cabelos sejam hidratados, costumam ser opacos, por uma razão bem simples, o brilho do cabelo é provocado pela quantidade de luz que incide sobre os fios e é refletida. Com os cachos, a superfície do cabelo é menor, ou seja, chega menos luz, é pouco refletida originando pouco brilho no cabelo.

3 A (Cacho solto)

Apresenta um cacho bem largo e solto. Este tipo de cabelo se for bem cuidado, é macio e cheio de vida. Por isso aprimore. Os produtos mais adequados para este tipo de cabelo são géis, leave-ins e cremes ativadores de cachos não muito pesados. Os champôs sem sulfato são os mais indicados para este tipo de cabelo.

3B (Cacho apertado)

Os cachos são estreitos, definidos e regulares. Os produtos mais indicados para este tipo de cabelo são bons cremes ativadores de cachos, muito hidratantes e com forte controlo de frizz. Utilize um champô hidratante pois os fios são mais secos.

3C ( cacho super apertado)

HIDRATAÇÃO é a palavra chave quando se fala neste tipo de cabelo. São cachos super fechados e estreitos. Por isso se quer manter este tipo de cabelo bonito e saudável hidrate.  Tanto o champô, mascara e condicionador têm que ser hidratantes. Para finalizar, utilize produtos hidratantes e densos, tipo manteigas, cremes e óleos.

Outra dica importante para este tipo de cabelo é apenas pentear o cabelo quando ele está húmido. Depois de seco nem pense em utilizar escova ou pente. Caso acorde com os cachos indefinidos, utilize um spray para pentear específico para cabelos cacheados e amasse as madeixas, os cachos ficam definidos.

Tipo 4

Geralmente conhecidos por cabelo afro, são mais secos e frágeis, pois a oleosidade não consegue percorrer os fios, devido à sua textura. Se o tipo 3 necessita de hidratação, neste tipo, a hidratação é essencial para que o cabelo possa revelar toda a sua beleza e não quebrar à medida que vão crescendo os fios.

A principal diferença entre cacheado e crespo, é que o crespo se mantém enrolado até molhado, ao passo que o cacheado tende a ficar ondulado quando molhado.

4 A (Macio)

Cachos muito estreitos e bem definidos. Deve manter a oleosidade natural dos fios, para isso, deve evitar lavar o cabelo todos os dias. Dê preferência aos champô sem sulfato, com propriedades hidratantes.

4B (seco)

Mechas com formato de Z, menos definidas do que o tipo anterior. O champô  deve ser denso e cremoso para deixar os fios com aparência saudável e hidratada. Para desembaraçar utilize um pente de dentes largos depois de passar o condicionador. Para selar utilize um óleo natural, tipo de coco, jojoba. Argan…que nunca contenha óleos minerais. Assim garante a hidratação a este tipo de cabelo. Para finalizar utilize manteigas e leites específicos para este tipo de cabelo.

4C (Sem Forma)

Como padrão apresenta a textura zigue zague Z, no entanto quase que não tem definição. Deve evitar ao máximo lavar este tipo de cabelo, quando o fizer recorra aos champô sem sulfato. Após a lavagem, sele os com óleos naturais e finalize com cremes e manteigas bastante hidratantes. Dica: Faça uma hidratação profunda a cada 3 dias.

Cabelo liso Vantagens e Desvantagens

Um cabelo liso é mais fácil na hora de pentear.  Favorece os cortes em camadas e desfiados. Ora para Quem tem pouco cabelo ganha mais volume com este tipo de fio.

Como desvantagem, a oleosidade que deixa bem nítido quando está sujo. Como já referido em cima a oleosidade desliza mais rapidamente para as pontas.

São mais suscetíveis à quebra, pois os fios tendem a ser lisos e finos e podem embaraçar com facilidade.

As reclamações mais comuns para este tipo de cabelo, são a pouca durabilidade dos penteados.

Sugestão de produto: O novo Shampô TRESemmé Liso Keratina  é ideal para quem já tem cabelos lisos, mas sofre com o frizz dos fios rebeldes. Pode ser usado todos os dias e é indicado para cabelos lisos. O champô  Cuidado Clássico de TRESemmé limpa e elimina, suavemente, os resíduos que reduzem o brilho do teu cabelo. Esta fórmula, que contém vitamina C, é suficientemente suave para uma utilização diária, purifica o cabelo, conferindo-lhe uma sensação de frescura, como um cabelo acabado de sair do salão de cabeleireiro.

Cabelo Cacheado vantagens e desvantagens

Hoje em dia, a tendência é recuperar os cachos, ou seja, aquelas mulheres que alisavam o cabelo cacheado, estão a assumir a textura natural dos seus cabelos. A quantidade de mulheres com cabelos cacheados é grande, por isso a oferta de produtos para cabelos cacheados aumentou.

O cabelo cacheado permite fazer penteados que realçam a sua textura natural. Em termos de acessórios são os mais diversificados também que pode utilizar, desde tiaras, turbantes, headband entre outros.

Em contrapartida, a rotina de cuidados de uma cacheada   é frequente. Hidratações semanais, colocação de um bom creme de pentear para diminuir o frizz e definir os cachos.

Sugestões de produtos: O Champô Novex Meus Cachos está indicado para os cabelos encaracolados e deixa os caracóis radiantes, hidratados, nutridos e sem frizz. Não contém sal e atua como um memorizador de caracóis.

O Condicionador Novex  Meus Cachos está indicado para os cabelos encaracolados e hidrata, ajudando a definir os caracóis por mais tempo.

Enriquecida com um mix de óleos multifuncionais e extrato de Cranberry (uma poderosa fruta com efeito memorizador), a Máscara Novex (Meus Cachos hidrata e define os caracóis, controlando o volume e reduzindo o frizz.

O Creme de Pentear Novex Meus Cachos Soltos permite que os caracóis permaneçam profundamente hidratados, macios, soltos e com um brilho radiante. Também proporciona efeito memorizador e proteção solar ao cabelo.

Espero conseguir ajuda-la a entender melhor o seu cabelo. Liso ou Cacheado? A decisão é sempre sua! O importante é manter o seu estilo 😊

Fontes:

saudavelefeliz.com

gosteieagora.com

Pode ver também estes artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
DIA DOS NAMORADOS: O DIA MAIS ROMANTICO DO ANO O QUE VESTIR

O dia de S. Valentim está quase a chegar. O KeepUstylish deixa aqui algumas dicas do que vestir para que...

Close