Tratar a Pele Oleosa e Conseguir Uma Pele Perfeita

Uma pele oleosa pode ser sinónimo de imperfeições, brilhos e outras caraterísticas que ninguém deseja! Apesar da pele oleosa ser mais comum na adolescência e no início da idade adulta, existem pessoas que têm permanentemente a pele oleosa.

Se faz parte do grupo de pessoas que sofre com uma pele oleosa, veja como conseguir equilibrar a pele e recuperar uma pele perfeita!

Compreender a pele oleosa

O primeiro passo para tratar de uma pele oleosa é compreendê-la. Muitas pessoas acabam por causar uma pele ainda mais oleosa por desconhecerem o modo de funcionamento da pele.

Uma pele com excesso de óleo deve ser hidratada como qualquer outra pele. Se julga que não colocar creme hidratante vai ajudar a fazer desaparecer as borbulhas, engana-se! A pele ao sentir-se desnutrida, vai criar óleo para compensar, tornando uma pele oleosa, numa pele extra oleosa!

Qualquer tipo de pele necessita de ser respeitado e isso inclui uma boa rotina de limpeza e hidratação.

Rotina de tratamento

Para acabar com a pele oleosa deve tratá-la diáriamente, de manhã e à noite, sem exceções! A preguiça é amiga da pele oleosa e vai fazer com que ela fique por cá durante muito tempo!

Veja como tratar do seu rosto para equilibrar uma pele com excesso de óleo e evitar o aparecimento de borbulhas.

  1. Limpar – De manhã e à noite deve lavar a cara com um produto próprio para peles oleosas. Escolha uma lavagem com água e não aqueles produtos que se retiram com algodão, pois estes são indicados para peles secas.
  2. Esfoliar – 2 vezes por semana deve esfoliar a sua pele para ajudar a abrir os poros e a remover impurezas. Este passo deve ser feito após limpar o seu rosto.
  3. Tonificar – Um tónico para peles oleosas vai ajudar a manter os poros fechados e evita a acumulação de impurezas. Também de manhã e à noite e após a limpeza da pele (e esfoliação se for caso disso).
  4. Hidratar – A pele oleosa deve ser hidratada de manhã e à noite, mas com um creme indicado para peles oleosas. Estes cremes têm efeito antibacteriano, evitam o surgimentos de novas imperfeições e controlam a produção de óleo. Não deve colocar muito creme, apenas o suficiente para cobrir todo o rosto.

Cuidar de imperfeições pontuais

Numa pele oleosa é comum surgirem algumas imperfeições como borbulhas ou pontos negros. Caso sofra de acne, deverá ser acompanhado por um dermatologista, mas caso sejam apenas casos pontuais, estas imperfeições pode ser tratadas por si.

  • Borbulhas – Nunca esprema a borbulha. Aplique uma pomada cicatrizante e deixe atuar durante a noite. Nunca aplique álcool. Pode disfarçar durante o dia recorrendo a um corretor, desde que o retire totalmente à noite. A pele deve andar o mais limpa possível e não deve tocar com as mãos.
  • Pontos negros – Faça uma sessão de vapor para o rosto, colocando a face junto a uma panela com água muito quente e colocando uma toalha por cima para impedir o vapor de desaparecer. Tenha cuidado com salpicos que possam ocorrer. Este vapor vai abrir os poros, portanto deve esfoliar o rosto logo de seguida, insistindo na área afetada. Retire manualmente aqueles que o esfoliante não conseguir.

Como pode ver, com apenas alguns cuidados básicos e sem ter que gastar fortunas, você pode cuidar da sua pele evitando a sua oleosidade.

Por Marisa Barata

RelatedPost

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
É Homem? Sabe Como Cuidar do Seu Rosto?

Sabia que não são só as mulheres que devem cuidar o rosto? A pele do homem é tão sensível como...

Close