Mantenha a Saúde Capilar – 10 Dicas Para Prevenir a Queda de Cabelo

Queda de cabeloMuitos de nós sofrem de queda de cabelo, uns mais outros menos mas na generalidade todos nós sofremos deste problema que é muito incomodativo para algumas pessoas. De acordo com os profissionais de saúde todas as pessoas passam por períodos em que o cabelo cai com mais frequência.

Mas esse clico é variável, pode ser no outono ou primavera mas na generalidade não pode ser considerado um problema de saúde. No entanto a queda de cabelo abrupta e incomodativa pode ser evitada, saiba como neste artigo.

10 dicas para prevenir a queda de cabelo!

1 – Higiene e delicadeza no tratamento, são fundamentais para prevenir a queda dos fios.

2 – Se é uma pessoa que tem o cabelo oleoso pode e deve lava-lo diariamente, mas evite sempre esfregar o couro cabeludo com as unhas, especialmente se usar unhas de gel. Massaje com as pontas dos dedos (já por isso é que referimos anteriormente para ter cuidado com as unhas de gel), e evite usar condicionador.

3 – Evite tomar banho com água muito quente, ingerir alimentos ricos em gordura e açúcar aumenta a oleosidade dos fios aumento a queda dos mesmos. Este alerta é dado pelo dermatologista Luciano Barsanti.

4 – Retire o excesso de humidade após o banho com uma toalha, e evite esfregar o cabelo.

5 – Se secar o cabelo com o secador, tente-o manter sempre a pelo menos 10 cm de distância do seu cabelo.

6 – Não use com muita frequência ganchos e elásticos, porque estes partem a fibra capilar provocando a queda.

7 – O mesmo se aplica aos pentes, não penteie o cabelo com pentes de plástico e dentes finos. Dê preferência os de madeira com dentes largos.

8 – No que toca às escovas dê preferência às macias e com bolinhas na ponta das cerdas, estas evitam as agressões nos fios.

9 – Escove bem o cabelo antes de se deitar, esse hábito melhora a irrigação sanguínea e favorece a distribuição dos nutrientes pelo couro cabeludo.

10 – Pode não se acreditar, mas o stress hoje em dia é um dos grandes fatores que promovem o aparecimento de algumas doenças. No que toca ao cabelo também é uma realidade, o stress promove a queda de cabelo, por tanto tente andar sempre o menos stressada(o) possível!

Sabia que?

Perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo por dia! Todos os fios têm um ciclo natural de vida, nascem, crescem e finalmente caem. Todos nósCabelo estragado temos em média 100 mil a 150 mil fios de cabelo, e todos os dias pelo menos 50 a 100 caem. É um processo natural e comum, faz parte da regeneração capilar.

Nem todos os fios se encontram na mesma fase, em condições normais 85% deles estão a crescer enquanto que os restantes se encontram em eflúvio, ou seja encontram-se numa fase de queda. Por isso é normal que o cabelo caia ao lavar e pentear, os animais regeneram o pelo, nós humanos regeneramos a pele e o cabelo!

Se é uma pessoa que tem o cabelo oleoso pode e deve lava-lo diariamente, mas evite sempre esfregar o couro cabeludo com as unhas, especialmente se usar unhas de gel!
A duração do ciclo de vida dos fios varia de pessoa para pessoa, conforme o código genético de cada um. Em média os fios crescem durante 4 anos, mas algumas pessoas têm um ciclo que pode mesmo ir até aos 8 anos, enquanto que outras já é de apenas dois. Como foi referido anteriormente o ciclo é muito variável!

Tenha muita atenção!

Já referimos que a queda de cabelo é normal e faz parte de um ciclo normal, mas se os fios caírem em excesso e por um longo período de tempo, isto é o alerta para consultar um dermatologista! Fatores como tomar a pílula anticoncecional, o período pós parto, tomar injeções para doenças em geral, o stress, e até tomar antidepressivos podem ter influencia direta na saúde do seu cabelo!


Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter e receba as novidades do blog!
Pode ver também estes artigos!
Partilhar no:Share on Facebook13Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

1 Response

  1. Por vezes, pode ser difícil prevenir a queda de cabelo, quando a causa é hormonal ou hereditária. Nestes casos, a solução poderá passar por uma consulta com um especialista, nomeadamente um dermatologista ou tricologista, recorrendo a formas de prevenção e tratamento como a utilização de minoxidil ou de finasterida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Como Reparar os Estragos Que o Verão Provocou Na Sua Pele!

O verão já la vai e nesta época a sua pele e o seu cabelo sofrem muitas agressões externas. Saiba...

Close