Pele Com Acne o Que Fazer?

Constantemente em contacto com a poluição e os fatores externos prejudiciais à saúde, a pele é o orgão do corpo humano que mais sofre com as agressões do exterior. Por isso, mostra mais vulnerabilidade e manifesta, de maneira mais visível, as agressões diárias. A pele acneica pode ser uma manifestação dessas mesmas agressões ou uma pele mais suscetível a sofrer por já ser assim. Explicamos aqui como surge o acne e de que forma é que pode combater as borbulhas.

O acne é, sobretudo, uma doença de predisposição genética, dando origem à pele do tipo oleosa, apesar de, como já referido, surgir devido a várias situações que o podem provocar. A maior taxa de incidência de acne acontece durante a adolescência e início da fase adulta, altura em que as hormonas estão em maior atividade e provocam mais reações num corpo em crescimento. No sexo feminino, o acne pode persistir na vida adulta. Manifesta-se através do aparecimento de borbulhas, provocadas pela secreção de sebo e células mortas, que acabam por criar uma inflamação na pele. Geralmente, as borbulhas têm a duração de 3 a 5 dias, mas o acne é uma doença que se prolonga durante vários anos e que deve ser tratada. O aspeto desfigurante que o acne dá a pele pode causar diversos problemas emocionais, como a falta de auto-estima e de segurança em si mesmo. Por isso, o acne deve ser tratado devidamente, até porque pode deixar cicatrizes que ficam para toda a vida.

Dicas para ajudar a reduzir o acne

Antes de referirmos o tratamento, sugere-se aqui diversas dicas que podem ajudar a evitar o aparecimento de borbulhas ou a forma como aparecem. A dieta alimentar e o estilo de vida é determinante para quem sofre de acne. Consumir demasiadas gorduras, comer alimentos que potenciam o aparecimento de borbulhas, como o chocolate ou alimentos com demasiados hidratos de carbono, potenciam este problema. Os cuidados com a pele são também muito importantes e devem ser redobrados nestes casos. A exfoliação e a limpeza de pele é obrigatória para retirar o excesso de sebo e as células mortas da pele (a exfoliação deve ser feita uma vez por semana, pelo menos, e a limpeza deve ser diária). Deve sempre utilizar produtos apropriados para pele com acne, com ph neutro e sem qualquer tipo de gordura. Não esprema borbulhas e evite ter o cabelo em constante contacto com a pele. Antes de sair à rua, deve também utilizar proteção solar, não só para proteger a pele dos raios UV, como também para evitar a oleosidade na pele.

Acne

Consulte sempre um dermatologista 

A consulta no dermatologista deve ser obrigatória, pois o acne é uma doença, deve ser diagnosticado como tal e existe medicação, via oral ou em creme, que ajuda a eliminar as borbulhas. Em casa, as dicas caseiras e os remédios naturais podem ser um complemento para uma melhor pele. O bicabornato de sódio, por exemplo, pode ser uma boa opção devido à sua ação antisséptica e neutra. Experimente criar uma pasta com duas colheres deste produto e alguma água, até forma uma máscara. Aplique na pele e retire alguns minutos depois. Faça esta máscara uma vez por semana e livre-se das borbulhas. O importante é sentir-se bem consigo mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Chegou o Verão: Quais São as Grandes Tendências Femininas?

As tendências de moda mudam consoante a estação do ano, agora que chegou o verão saiba quais as tendências femininas!

Close