Como Fazer Fortalecedores de Unhas Caseiros!

Hoje em dia os cuidados femininos prendem-se muito com as mãos, e em particular com as unhas! As mulheres começam a ter um cuidado especial com as unhas, é uma das partes do corpo que mais chama a atenção. Mas para se ter umas unhas bem cuidadas não é fácil, não é só colocar o verniz ou umas unhas de gel e já está, se as suas unhas estiverem a descamar não adianta nada!

Ter alguns cuidados com as unhas é fundamental, estas descamam por vários motivos:

  • Stress
  • Má alimentação
  • Problemas de tiroide
  • Deixar as mãos na água por muito tempo
  • Produtos químicos
  • Roer a unhas

As unhas descamam por vários motivos como já foi referido anteriormente, o mais aconselhado é mesmo procurar um médico especialista para lhe ser feito um correto diagnóstico do problema. Mas existem várias técnicas e tratamentos caseiros, que você pode fazer para prevenir o descamamento das unhas.

Se o descamamento estiver relacionado com uma má alimentação, então provavelmente o problema é a falta de cálcio, nesse caso o aconselhável é mesmo beber leite e consumir os seus derivados, tais como os iogurtes e queijo. Também é aconselhável incluir na sua alimentação todo o tipo de verduras. É muito importante que reduza ou deixe mesmo de beber bebidas gaseificadas, café, chás etc. Estas bebidas não permitem uma correta absorção do cálcio pelo nosso organismo.

A falta de hidratação pode ser outros dos fatores para o aparecimento deste problema, como tal é aconselhável que consuma alimentos ricos em água, tais como frutas, vegetais, e beber muita água ou sumos sem gás.

As tarefas domésticas são outros dos fatores que levam ao descamamento das suas unhas, as unhas estão em contato permanente com água (lavar a loiça, dar banho aos filhos, lavar alguma da roupa à mão, etc), se não sabia fica a saber que os cremes hidratantes também podem ser aplicados nas unhas e não só no corpo! Aplique um creme hidratante nas unhas antes de se deitar, ou depois de fazer alguma tarefa doméstica que seja mais agressiva e que leve a um maior descamamento.

Não roa a unhas!

Um dos piores vícios que se pode ter é o de roer as unhas! As unhas sofrem muito com este vício, estão constantemente em contato com a saliva e não têm um crescimento adequado! Desta forma o descamamento é muito maior!

Tenha muito cuidado com os tratamentos estéticos!

A estética pode uma das piores inimigas para a saúde das suas unhas! A colocação de unhas postiças, lixar exageradamente, a aplicação de esmaltes de fraca qualidade, secar várias vezes quando estão muito húmidas, remover os vernizes e os esmaltes com produtos químicos muito agressivos (acetona), não deixar as unhas “respirar” durante alguns dias sem aplicar esmaltes, etc.

Tenha cuidado com os produtos químicos caseiros!

Muitas mulheres por vários motivos estão em contato permanente com vários produtos químicos, desde produtos para lavar a loiça, produtos de limpeza, desinfetantes, etc. Muitas esquecem-se de uma coisa fundamental que é o uso de luvas! As luvas protegem a sua pele e as unhas, prevenindo o descamamentos das mesmas.

A tiroide é uma doença que pode provocar um problema em termos de saúde nas suas unhas, como tal é aconselhável que recorra a um médico especialista para fazer o tratamento adequado à doença.

Stress e falta de sono

O stress do cotidiano e a falta de sono, podem ter alguma influência na saúde das suas unhas. Por esse motivo tente andar o mais calma possível, deixe os problemas do trabalho no trabalho, em termos familiares tente resolver os problemas de forma pacífica, etc. A privação do sono é outros dos fatores que podem influenciar a descamação, tente dormir bem e algumas horas seguidas se possível (6 a 7 horas por dia), se não conseguir dormir bem existem alguns tratamentos naturais para o fazer, desde chás, a alimentos relaxantes. Evite tomar comprimidos para dormir.

Como fortalecer as suas unhas!
  1. Não utilize esmaltes de fraca qualidade, por vezes o barato sai caro, neste caso são as unhas que sofrem. Os produtos mais baratos podem ter produtos químicos que enfraquecem as unhas.
  1. Existem várias marcas que já têm no mercado esmaltes “terapêuticos” próprios para as unhas, para evitar o descamamento.
  1. Compre um fortalecedor de unhas a aplique-o três vezes por semana.
  1. Quando as unhas estiverem a descamar, evite tirar ou cortar as escamas, desta forma está a manter intacta a matriz da unha.
  1. Coloque dentro de um recipiente água e vinagre de maçã, coloque lá dentro os seus dedos durante cerca de três minutos. Faça este ritual duas vezes por semana.
  1. Utilize uma lixa especial própria para o efeito, lixe as unhas lentamente para deixar as escamas mais lisas. Mas tenha em atenção que o uso frequente da lixa não é recomendável, se a usar com frequência as unhas ficarão muito mais finas!
  1. Embeba em azeite um pedaço de algodão e passe nas unhas para as hidratar, desta forma estará a selar as escamas.
Receitas caseiras para fortalecer as unhas

Existem no mercado vários produtos para fortalecer as unhas, mas obviamente que estes produtos têm um grande problema, por norma são muito caros! Mas não desespere! Vamos lhe dar algumas dicas para fazer alguns produtos caseiros que podem ser a solução para o seu problema!

Creme fortalecedor para unhas

Pode fazer um creme caseiro muito simples ora vejamos:

  • 2 Colheres de sopa de zeite
  • 1 Colher de sopa de mel
  • 1 Pitada de sal
  • 1 Gema de ovo

Misture muito bem todos os ingredientes e aplique o creme nas unhas durante cerca de 20 minutos. Posteriormente retire com água morna, pode aplicar este creme caseiro três vezes por semana.

Loção hidratante caseira

Misture 2 colheres de azeite extra virgem com 2 colheres de óleo de amêndoas, embeba num pedaço de algodão e aplique nas unhas e cutículas todas as noites, deixe atuar por 10 minutos! Esta é uma loção super hidratante que irá fortalecer as suas unhas. Se não tiver óleo de amêndoas, pode aplicar só o azeite extra virgem.

Fortalecedor de unhas reforçado

Se já comprou um fortalecer numa loja, pode reforçar ainda mais o seu efeito! Misture um dente alho esmagado, com 5 gotas de sumo de limão e 5 gotas de iodo branco, junte ao fortalecedor e volte a misturar tudo muito bem! Pode aplicar durante 2 semanas seguidas nas unhas.

Cebola fortificante

Pode achar isto ridículo mas acredite que tem efeitos práticos, corte uma cebola ao meio e coloque as unhas lá dentro por cerca de 5 minutos, posteriormente retire-as e deixe-as secar ao ar.

Os cuidados com as unhas não têm que ser meramente estéticos, tenha em atenção que para ter umas unhas bonitas em termos estéticos, estas também têm que “respirar” saúde obrigatoriamente. Se souber de mais algum tratamento caseiro ou outro tipo de tratamento, não hesite em deixar o seu comentário na parte dos comentários do artigo! Quanto mais dicas melhor!


Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter e receba as novidades do blog!
Pode ver também estes artigos!
Partilhar no:Share on Facebook51Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

2 Responses

  1. idalinagomes diz:

    Tambem;utilizar azeite morno e mergulha-las durante um minuto, depois abafa-las em pano quentinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Dicas Para Poupar em Maquilhagem!

Se você é uma dessas mulheres que não utiliza maquilhagem por ser cara, vamos lhe dar algumas dicas para você...

Close