Exercício Físico Seguro Para Grávidas

Durante uma gravidez a mulher passa por diversas alterações psicológicas, bem como físicas; sendo que os médicos aconselham a que pratique exercício físico, mas não abusivo. Os exercícios pré-natais são extremamente benéficos para grávidas, no entanto há que ser um exercício físico seguro. Vejamos então alguns dos exercícios pré-natais que pode fazer.

exercicio-na-gravidez

Caminhar

Parece simples, mas na verdade fazer caminhadas diárias ajuda o seu corpo a preparar-se. Além disso uma caminha diária permite que o seu corpo se mantenha ativo e cheio de energia durante o dia; melhorando ainda a sua postura bem como a circulação sanguínea e corporal. Ideal para fazer durante os nove meses de gestação.

No entanto evite caminhar até à exaustão, pois nessa altura estará a usar oxigénio necessário ao seu bebé. Caminhe em superfícies planas e use roupa e calçado leve e adequado.

Yoga

Provavelmente já terá ouvido falar de aulas de Yoga pré-natais. Alguns dos benefício do Yoga é ajudar a que se sinta relaxada e completamente livre de stress; podendo assim controlar as suas emoções e saúde mental. Mais, com o Yoga irá tonificar os seus músculos, melhorar a circulação sanguínea e a aumentar a sua flexibilidade. Como o Yoga permite controlar a respiração, acabará por ajudar a controlar-se durante o trabalho de parto.

No entanto aconselhamos que evite exercícios de Yoga que coloquem a sua barriga sob pressão.

Nadar

Além de suportar o peso extra, nadar ajuda também a arrefecer o corpo. A natação ajuda a tonificar os músculos e aumentar a resistência; e na verdade, ao estar dentro de água não há a possibilidade de cair e prejudicar a sua barriga. Aconselha-se assim a que nada de bruços e de costas, excelente para a saúde cardiovascular. Ajuda ainda a reduzir o inchaço e a eliminar calorias.

No entanto evite saltar para dentro de água para não colocar pressão extra sobre a barriga, nem nada em águas muito quentes ou muito frias.

levantamento de pesos para grávidas

Levantar Pesos

O levantamento de pesos é também uma excelente opção durante a gravidez, além do pós parto. No entanto, aconselha-se o uso de pesos leves com movimentos lentos e controlados, para assim controlar e fortalecer os seus músculos e tonificar o seu corpo. Ao levantar pesos estará a melhorar a sua saúde mental, bem como a resistência, reduzindo assim as dores e desconforto durante o trabalho de parto. Ouça o seu corpo e exercite-se de acordo com o que ele diz; mais tenha cuidados ao levantar pesos para não prejudicar o seu corpo.

No entanto nunca use pesos demasiado pesados para o seu corpo, e evite fazer agachamentos e levantamento de pesos enquanto deitada. Aconselhamos a que levante pesos sempre seguida por um profissional e após conversa com o seu médico. Não esqueça que demasiado peso pode colocar pressão extra sobre as suas costas, o que irá afetar o aporte de nutrientes e oxigénio ao bebé. Mais, quando feito erradamente pode levar a mais dores de costas do que alivio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Alimentos Que Acabam Com Gordura Abdominal

A gordura abdominal também pode ser reduzida com a ingestão dos alimentos certos, saiba quais neste artigo!

Close