Como Cuidar da Pele no Verão

Chegou o calor e chegou a vontade de mostrar a pele. Braços e pernas nus durante o dia, tronco à mostra e ao sol durante os dias de praia e piscina. A sensação é fantástica para quem realmente aprecia esta estação do ano, mas com a pele mais à mostra, esta está também mais sujeita às agressões diárias. O sol, o calor e os raios ultravioleta são um verdadeiro perigo para a nossa derme e, por isso, prevenir deve mesmo ser a palavra de ordem.

O principal cuidado a ter é a proteção solar. Apanhar sol traz múltiplos benefícios para a pele, mas sem proteção e em exagero, a exposição solar pode trazer múltiplos problemas. O fotoenvelhecimento, as queimaduras solares, as manchas na pele, as rugas e até o aparecimento de cancro de pele podem ser causados pela falta de proteção. Por isso, nunca é demais perceber o que pode fazer para evitar este tipo de problemas de pele. Primeiro, escolher um bom protetor solar, adequado ao seu tom de pele.

Se tem pele morena, o fator 15 deve ser utilizado diariamente (já existem vários cremes hidratantes e bases de cor com fator de proteção solar). Se a sua pele é mais clara, deve utilizar acima do fator 30. A proteção durante os dias de maior exposição é ainda mais obrigatória. Além disso, não se deve expor demasiado durante as horas de maior calor, ou seja, durante as 10 e as 16 horas coloque-se à sombra. Aplique protetor solar de duas em duas horas e entre mergulhos.

Para prolongar o bronzeado, pode tentar seguir algumas dicas para manter o tom dourado na pele. O primeiro, ao sair da praia, é passar um creme «after sun» que ajude a manter a cor. Consumir alguns alimentos à base de betacatoreno, como a cenoura, a abóbora, a manga, os brócolos e os espinafres, ajudam a garantir uma pele mais saudável e com toque a verão. Antes da exposição solar, deve renovar a pele e fazer uma exfoliação, fazendo com que as células mortas desapareçam e ajudando a criar um bronzeado mais uniforme.

Para além da proteção solar, há que fazer a hidratação diária, evitando o aparecimento da pele seca e a sensação de repuxamento. Não só deve fazê-lo no rosto, como também no corpo e em zonas onde a secura da pele é mais evidente, como as pernas e os cotovelos. Para prevenir e evitar pele seca, esqueça a água demasiado quente durante o banho. O duche deve ser rápido e com água morna ou fria: o calor retira a gordura protetora da pele. A hidratação diária da pele passa também pelo consumo de água.

Se somos aquilo que comemos, também somos aquilo que bebemos e a hidratação corporal é importante na manutenção de uma pele jovem, bonita e cuidada. Beber muita água não só vai ajudar a renovar a elasticidade da pele, como vai reduzir os níveis de oleosidade na pele, que costumam aumentar com a subida de temperatura. O acne invade a pele de muitas mulheres no verão e tratar o nosso corpo para ver resultados na pele pode ser o melhor remédio. Aliás, é mesmo o melhor remédio, seja no verão ou em qualquer altura do ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Look da Semana – Vestido Ecológico da Marca SKUNKFUNK

Conheça um pouco melhor este vestido azul ecológico da marca SKUNFUNK

Close