O Verão e os Cuidados a ter Com a Pele

O Verão já chegou e com ele proporcionam-se as longas horas na praia, as roupas leves, a comida fresca e saudável, os cabelos e os olhos claros, e, claramente uma pele bronzeada. É sabido que é no verão que as pessoas emanam a sua verdadeira beleza natural sem qualquer tipo de maquilhagem

para se destacarem.

Cuidados com o sol

O sol é, portanto um grande aliado que permite que os nossos pontos fortes sejam o centro das atenções. O grande objetivo dos amantes do verão e de praia é obter uma pele bronzeada, e temos como prova disso a extensa gama de produtos no mercado que prometem uma pele bronzeada num curto espaço de tempo. No entanto, devemos ter em atenção o nosso tom de pele natural, pois uma pessoa que tenha uma pele tendencialmente mais clara não poderá querer ter uma pele excessivamente bronzeada pelo sol.

O sol é uma importante fonte de vitamina D para a saúde, pois proporciona uma melhor fixação de cálcio nos ossos, bem como a sensação de bem-estar e relaxamento prevenindo, assim as depressões e as insónias. No entanto, a exposição solar excessiva nomeadamente nas horas de maior calor com ou sem o uso de protetor solar, poderá trazer consequências irreversíveis tais como o envelhecimento precoce da pele, o aparecimento de manchas, e também poderá originar vários tipos de doenças como o cancro de pele.

Deste modo, é fundamental ter cuidados redobrados e estar atento a qualquer tipo de anomalias que possam surgir na pele.

O primeiro cuidado a ter é evitar as horas de maior calor, que compreendem o período das 11h às 16h. Além disso, é muito importante usar um protetor solar com um fator de proteção alta, e colocá-lo generosamente cerca de 6 colheres de chá em média no corpo de um adulto, e de preferência 15 minutos antes da exposição solar. A aplicação de protetor deve ser repetida várias vezes ao dia especialmente depois de nadar, de se secar com a toalha, fazer exercício, e transpirar.

Protectores solares

O uso de um after sun é igualmente importante. O after sun consiste num creme que se coloca depois da exposição solar de preferência à noite, e permite reestruturar a pele, hidratá-la, recuperá-la de eventuais danos causados pelo sol e prolonga o seu bronzeado.

Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre um creme hidratante e um after sun.

Numa entrevista feita para o site sapo LifeStyle, o dermatologista, Osvaldo Correira, explicou que os after sun além de terem compostos semelhantes aos típicos cremes hidratantes, possuem ainda um reforço de:

Componentes hidratantes com efeitos calmantes e de substâncias antioxidantes, como a vitamina C e E ou a associação de águas termais que permitem compensar a desidratação que ocorre pela exposição ao sol ou pelos banhos frequentes.

Apesar de ser um produto importante para a saúde da pele, o after sun não deve ser substituído pelo protetor solar pois este não protege a pele dos raios solares. Quer isto dizer que o after sun funciona como um complemento do protetor solar proporcionando à pele uma maior hidratação.

After Sum

Com a utilização de produtos que permitem obter uma pele sã, não deve ser subestimada uma alimentação saudável, com preferência em alimentos ricos em vitaminas que proporcionam uma maior defesa da pele contra os raios solares.

Um dos primeiros passos importantes a ter é retirar o sal dos seus cozinhados pois este poderá desidratar a pele, e assim substitua-o por especiarias.

Também os banhos com águas demasiado quentes, poderão desidratar a pele. Deste modo e como estamos no verão, tente utilizar água mais fria na hora do banho.

Os legumes ricos em betacaroteno ativam a produção de melanina, ficando mais facilmente com a pele bronzeada. Assim, na sua próxima ida ao supermercado encha o seu cesto de compras de vegetais verde escuros, como os espinafres, brócolos, agrião, repolho e frutas com tons alaranjados, tais como a abóbora, laranja, manga, cenoura, tangerina, e produtos antioxidantes, como o limão, o morango e o abacaxi. Estes produtos permitirão a proteção da sua pele bem como a prevenção do seu envelhecimento e, por último e não menos importante, ativam o seu bronzeado.

salada

De forma a intensificar o seu bronzeado mas de modo saudável, deverá esfoliar a pele uns dias antes da exposição solar. A esfoliação permitirá retirar as células mortas, proporcionando assim um bronzeado uniforme e de forma mais rápida.

Muitos são os auto bronzeadores disponíveis no mercado, que prometem um bronzeado imediato após a sua primeira utilização. No entanto, e segundo alguns dermatologistas, estes produtos e outras práticas que sugerem um fácil e rápido bronzeado, como os solários devem ser evitados, pois expõem a pele a certos riscos que poderão causar malefícios à pele e em casos extremos, poderão desenvolver doenças que se não forem tratadas, poderão levar à morte.

Além disso estas técnicas artificiais causam consequências que nos afetam para toda a vida, como o aparecimento de sinais que se alteram ao longo do tempo, formando um melanoma e que nos condicionam no futuro, pois exigem cuidados reduplicados como não apanhar muito sol, utilizar guarda-roupa adequado e estar constantemente a usar protetor solar.

Portanto, com alguns cuidados e dando preferencialmente um cunho natural a todos os processos que visam o bronzeamento da pele, não haverá nada a temer. A pele é o nosso maior órgão, e como tal não deve ser esquecida quando exposta ao sol. Esta sofre imensas agressões do mundo exterior. Deste modo, todos os cuidados a ter são poucos especialmente com o sol, que apesar de ser essencial à nossa saúde também poderá trazer problemas para toda a vida.        Outro ponto importante, e como já referi anteriormente, o verão é a estação da beleza natural. Assim não deveremos querer ser/ter tons de pele que nos transcendem, pois tudo o que nos poderá causar uma aparência artificial estarão além do objetivo do Verão.

Em suma, anote os principais pontos a ter em conta.

  • Esfolie a pele de vez em quando;
  • Hidrate-a sempre, opte por ter o creme hidratante na mesa-de-cabeceira e assim ao deitar-se besunta-se com este
  • Use protetor solar durante todo o ano, mas especialmente no verão quer esteja na praia ou não. Para os mais esquecidos a solução será andar com um protetor com tamanho de viagem para andar sempre consigo na mala, e estar sempre protegida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
Essenciais de Maquilhagem Para Levar na Mala

Existem produtos de maquilhagem que são essenciais para todas as mulheres terem na sua bolsa, saiba quais são!

Close