• Sem categoria
  • 0

COMO TRATAR O ACNE?

As impurezas na pele não aparecem apenas na puberdade. Os adultos também têm inflamações, pontos negros e borbulhas. Por ser a doença da pele mais comum, afetando 85 a 100% da população em qualquer momento da sua via, resolvemos falar sobre ela.

Tal como foi dito, trata-se de uma doença da pele, que embora não sendo grave tem um impacto psicológico importante. O impacto causado pela acne pode ser de curto prazo, mas caso não seja acompanhado pode levar à diminuição da autoestima, e com isso levar ao afastamento social ou à depressão.

Não se esqueça que a acne não atinge apenas os adolescentes. Mulheres com 30,40, 50 anos ou mais podem apresentar acne.

Quando não é tratada a acne pode dar origem a cicatrizes inestéticas, que podem ser difíceis de tratar. Quanto mais tarde, iniciar o tratamento, mais difícil será a evolução.

Num estudo realizado em Portugal, encontrou-se um predomínio de acne de 82,4% em jovens de 10 a 12 anos, com predominância do género masculino. Desses jovens, apenas 44% fazia algum tipo de tratamento.

Noutro estudo português, observou-se acne em 42,1% de jovens antes dos 15 anos, em 55,8% dos 15-29 anos, em 9,2% dos 30-40 anos e em 2,1% em pessoas com mais de 40 anos.

Mas afinal, o que é a Acne?

É uma doença de pele que se caracteriza por nódulos e outras erupções da pele. A forma mais comum inclui os pontos negros, pontos brancos e as pústulas vermelhas. Casos mais graves, originam na superfície da pele quistos dolorosos, cheios de líquido ou nódulos duros e indolores. Ambos, podem originar cicatrizes definitivas e inestéticas. As áreas mais afetadas são a face, pescoço, peito, costas e ombros, uma vez que é nestas regiões que existe maior concentração de folículos sebáceos.

Para garantir um tratamento eficaz contra a acne, deve primeiro descobrir qual o seu tipo. Assim, apresentamos os tipos de acne que existem:

Acne vulgaris

Este tipo de acne aparece quando a pele produz demasiado sebo e não consegue expeli-lo. Os poros ficam bloqueados e formam-se as borbulhas e os pontos negros.

Cerca de 70-95% dos jovens sofrem de acne vulgaris durante a puberdade. Neste tipo de acne existem, basicamente, três características que os diferenciam:
• Acne comedônica é a forma mais suave em que os pontos negros não estão inflamados.
• Acne papulopustulosa é a forma médio-severa que penetra em níveis mais profundos da pele com borbulhas irritadas e, por vezes, inflamadas.
• Acne conglabata é a forma mais grave de acne vulgaris – surgem altos na pele, abcessos e borbulhas inflamadas que podem resultar em marcas na pele.
• Acne vulgaris costuma desaparecer depois da puberdade. Se só aparecer depois dos 25 anos é conhecido como acne tardio ou acne tarda

ACNE INVERSA

Trata-se de uma acne cronica, em que os sintomas são mais graves. Surgem em outras partes do corpo tais como, ombros ou virilhas, formam-se pequenos altos debaixo da pele que resultam em abcessos ou pústulas.

ACNE MALLORCA

Após a exposição intensa da pele ao sol, podem surgir pequenas manchas. Trata-se de uma reação entre os raios UV e os protetores solares com ingredientes oleosos. O resultado é uma inflamação dos folículos capilares causada pelos radicais livres.

O aparecimento da acne deve-se aos seguintes fatores:

  • Predisposição genética
    •Influências ambientais como os raios UV
    •Hábitos de alimentação e nutrição
    •Alterações hormonais

O que fazer para combater esta doença da pele?

Se tem uma pele com impurezas, cuidar da sua pele corretamente é crucial. Evite lavagens excessivas, pois trata-se de uma pele muito sensível. Lavagens excessivas ou simplesmente esfregar a pele pode piorar a inflamação. Às vezes, menos é mais.

É importante que reveja o seu estilo de vida, pois também pode ser a causa de uma pele marcada.

Para manter a sua pele limpa, inclua na sua alimentação alimentos ricos em vitamina A (pode encontrar em espinafres, cenoura, couve, papaia, meloa ou batata doce).

 

 

 

Os antioxidantes provenientes dos vegetais e das frutas também fazem bem à sua pele (por exemplo, o cacau)

A vitamina C que encontra nos citrinos, brócolos, entre outros, ajudam a manter o aspeto revigorado da sua pele, uma vez que ajuda na produção de colagénio.

Para manter a sua pele suave procure ingerir produtos como salmão, nozes e azeite. É nestes alimentos que se encontram os ácidos gordos insaturados, como ómega 3 e ómega 6.
O nível de açúcar no sangue também desempenha um papel importante no desenvolvimento da Acne. Existem estudos que demonstram que uma dieta com baixa carga glicémia ajuda a manter um nível saudável de açúcar no sangue e alivia a acne.

Emoções negativas e stress também contribuem para o aparecimento da acne. Evite a ansiedade. Faça desporto, alivie a tensão. Meditação e Yoga também são uma influência positiva no seu estado de espírito. Descubra mais sobre as várias formas de criar um equilíbrio interior.

Limpe a pele em profundidade

A limpeza da pele é fundamental para a pele oleosa. Não utilize sabão, uma vez que esta seca a pele do rosto, assim como pode estimular a produção de óleos da própria pele.  A marca NIVEA, tão bem conhecida dos portugueses, tem um excelente produto para a pele oleosa, trata-se de: NIVEA Exfoliante Diário Anti-Impurezas com extracto de casca de Magnólia limpa intensivamente, reduz o brilho e abre os poros.

Com a utilização do exfoliante diário, terá uma pele mais refinada e a aparência da pele ficará melhor.

Usar um tónico com pouco álcool (máx. 20%), uma vez que este irrita a pele;

Aplicar um hidratante rico em ácido salicílico e com uma apresentação em gel, gel creme ou sem óleo. Procurar ingredientes frescos como menta, chá verde ou melaleuca;

Uma vez por semana utilizar semanalmente uma máscara de limpeza exfoliante com argila verde, pepino ou jojoba (ideal para libertar a pele dos pontos negros).

Atenção à zona T do seu rosto: utilize as bandas purificantes NIVEA Clear-Up Strips Purificantes e remova eficazmente os pontos negros, limpando os poros em profundidade.

Dicas caseiras para combater borbulhas

E que tal combater borbulhas, manchas e pontos negros com plantas que contêm propriedades anti-inflamatórias? Por exemplo, pétalas de malmequer. Faça uma infusão com as pétalas, coloque o preparado em uma compressa e aplique na pele por uns minutos.

Uma limpeza com vapor de água também ajuda a combater a acne, adicione algumas gotas de essência de camomila em uma tigela com água a ferver. Cubra a cabeça com uma toalha, mantenha-se por 5 minutos sobre o vapor. Este processo ajuda na abertura dos poros. De seguida, aplique uma máscara de limpeza, pois a pele terá uma maior capacidade de absorção dos benefícios da máscara.

Ficam aqui algumas dicas dos cuidados que deve ter com a sua pele. Lembre-se que uma pele bonita é manter o seu estilo 😊!

Fonte: www.saudecuf.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
PRIMAVERA-VERÃO 2019 O QUE VESTIR? QUAIS AS TENDÊNCIAS?

Veja quais são as principais tendências para a PRIMAVERA-VERÃO de 2019

Close