Cabelos Secos o Que Fazer?

Tudo depende da época do ano, das agressões do exterior e do tipo de cabelo, mas, a verdade é que o cabelo seco ataca grande parte da população feminina e masculina. Apesar de não ser um problema grave, o cabelo seco torna-se num problema estético para quem sonha ter fios de cabelo brilhantes e sedosos. Até porque todos querem ter um cabelo bonito.

Cabelo estragado

Há diferentes agentes que contribuem para a secura do cabelo, mas, a verdade é que o cabelo mais seco pode já ser natural. Quem produz menos sebo no seu couro cabeludo ou tem um fio de cabelo mais grosso (como é o caso dos cabelos encaracolados ou afro), terá um cabelo mais ressequido. O que é diferente, claro, de cabelo estragado por agentes externos como o sol, a água, o frio, a poluição e os diferentes produtos que se colocam no cabelo e que, por vezes, não têm os químicos mais apropriados. A falta de alguns alimentos, com nutrientes benéficos para o crescimento saudável do cabelo, ou a toma de algum medicamento, também contribuem para um cabelo seco e baço.

Como é que isto acontece no fio capilar? O fio é composto por uma cutícula, que está exposta a todos estes agentes prejudiciais. Por dentro, estão o cortex e a medula. Mas é a cutícula que se vê a olho nu e que mais sofre com as agressões externas, tornando o fio baço e quebradiço. O diagnóstico para um cabelo seco é fácil: o cabelo está áspero, parte-se facilmente, surgem facilmente pontas duplas (às vezes triplas ou muito espigadas) e é mais difícil de pentear.

Para além de tratamentos próprios que pode fazer o cabelo e que facilmente encontra num cabeleireiro perto de si, existem diferentes dicas diárias que pode seguir e que fazem a diferença no que toca a melhorar o aspeto do seu cabelo. E tudo começa na lavagem: evite lavar o cabelo com água quente e escolha sempre uma temperatura fria ou amena, pois a água quente remove o sebo natural do cabelo e abre mais a cutícula do cabelo. Depois o champô: utilize produtos sem sal e com um ph mais ácido, sem parabenos. O mesmo se recomenda com o condicionador, que deve aplicar no cabelo e húmido e espalhar por todos os fios para uma maior hidratação. A hidratação é, aliás, um ponto-chave para quem quer ter um cabelo mais macio. Pode fazê-la no cabeleireiro ou em casa, semanalmente com produtos caseiros que também contém nutrientes capazes de regenerar e restaurar a fibra capilar.

Mascaras para cabelo

As máscaras caseiras são económicas e práticas de fazer. Aqui vai o exemplo de uma máscara ótima para cabelos danificados e ressequidos. Precisa apenas de um ovo, um quarto de copo de vinagre de cidra, meio copo de azeite e um quarto de copo de mel. Misture o ovo, o vinagre e o mel primeiro e só depois junte o azeite, mexendo muito bem até obter uma mistura homogénea. Aplique esta máscara em cabelos molhados e deixe atuar durante 30 minutos, envolvendo o cabelo numa touca ou numa toalha velha (o calor vai abrir as cutículas e ajudar a absorver a mistura). Depois é só lavar o cabelo suavemente, retirando bem todos os resíduos deixados pela máscara e cuidar do seu cabelo. Pratique esta máscara sempre que ache necessário e hidrate o seu cabelo para o ver crescer bonito e saudável.


Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter e receba as novidades do blog!
Pode ver também estes artigos!
Partilhar no:Share on Facebook9Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

1 Response

  1. Tenho o cabelo super seco, por mais produtos que use diariamente as pontas estão sempre estragadas e espigam muito facilmente. Gosto muito de cabelos compridos, e detesto ver-me com cabelo curto, nem posso pensar nisso, mas tenho que o cortar montes de vezes ao ano. Tenho um cabelo médio atualmente, porque evito cortar.
    Tenho o cabelo encaracolado e costumo usar uma máscara da marca Carlos Santos que era muito boa para cabelos secos.
    Beijinhos.
    http://mariacrescida.blogspot.pt/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
As Tendências na Maquilhagem de Verão

Mudam as estações mudam as tendências saiba o que vai estar na moda em termos de maquilhagem neste Verão

Close