Como Tratar Cabelos Oleosos?

É uma das maiores preocupações de homens e mulheres que pensam na imagem, no aspeto, no bem estar e até na saúde. Apesar de associado apenas ao aspeto físico, o cabelo está em tudo relacionado com a nossa saúde. O que fazemos e o que comemos contribui em muito para o nosso aspeto físico e não pense que o cabelo não é excepção.

Cabelo estragado

O que revela um cabelo oleoso? Revela descuido? Falta de higiene? Não, nada disso, apesar de esse ser o aspeto. O tipo de cabelo oleoso é mesmo um tipo de cabelo (tal como os normais ou os secos) e carateriza-se pela produção excessiva de sebo nas raízes do cabelo. Os fios ficam com uma aparência de efeito molhado e uma textura mais áspera. A solução que todos pensam ser a certa é lavar o cabelo com mais frequência. Mas na verdade, esta é a solução mais errada. É que a lavagem excessiva pode ser uma das causas para que a oleosidade no cabelo cresça. O uso de determinados produtos capilares podem também estar na origem do aparecimento deste problema, assim como a poluição, a puberdade e a humidade. Eliminar estes fatores de risco pode ser uma boa ajuda para eliminar este incómodo.

Cabelos mais finos são mais susceptíveis ao aparecimento de oleosidade. Nestes casos, os fatores externos não têm nada a ver com o aparecimento de maior sebo: o cabelo é naturalmente assim. Nestes casos, homens e mulheres devem procurar soluções eficazes para dominar o problema e o primeiro passo é alterar os cuidados que tem no cabelo. Se continua com ele oleoso é porque o que faz, não resulta. Altere todos os produtos que utiliza e passe a utilizar produtos próprios para cabelos oleosos e com ph baixo. Deve fazê-lo dia sim, dia não, já que não deve lavar o cabelo diariamente. Enquanto lava o cabelo, massaje bem e deixe a espuma aturar durante alguns minutos. Não se esqueça de usar um condicionador apropriado também e de passar apenas a escova no cabelo e não no couro cabeludo.

Se estas alterações de rotina não chegarem, deve apostar nalgumas práticas e tratamentos próprios que também pode fazer em casa. Um deles está apenas a tornar-se conhecido agora, mas pode ser eficiente para cabelos oleosos e não só. Chama-se detox capilar e, tal como o nome indica, consiste em desintoxicar o cabelo da quantidade de produtos e de químicos que lhe colocamos. Esqueça o reparador, o leave in, o secador e o alisador. Use apenas os produtos no duche e limpe os fios com água morna.

cabelo bonito

Existem também algumas receitas e misturas que podem ajudar e que você mesmo pode fazer em casa. Estes devem ser tratamentos complementares a todas as dicas que já ensinamos aqui. Misture champô neutro, água, um pouco de vinagre de maçã e folhas de alecrim. Utilize como champô no banho e esfregue bem, pois esta mistura produz pouca espuma. O vinagre é o elemento essencial para eliminar o excesso de sebo do seu cabelo e deixá-lo saudável, bonito e sedoso.


Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter e receba as novidades do blog!
Pode ver também estes artigos!
Partilhar no:Share on Facebook10Tweet about this on Twitter0Share on Google+0Email this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
10 Coisas Que Precisa Saber Sobre Sobrancelhas

As sobrancelhas são sem dúvida um aspeto relevante no seu rosto! Veja neste artigo 10 coisas que precisar saber sobre...

Close