Como Acabar De Vez Com a Caspa + Tratamento Caseiro

A caspa é um dos problemas capilares que incomoda uma grande parte da população. Além da comichão, a caspa deixa o seu cabelo com pontos brancos que acabam por cair para a roupa e dar um aspeto desagradável.

Apesar de não ser dos problemas mais simples de resolver, é possível eliminá-la de vez.

O que é a caspa

Caspa é o nome comum para dermatite seborreica, um problema capilar que pode afetar tanto homens quanto mulheres, no entanto é mais comum nos homens.

Trata-se de uma escamação excessiva da pele do couro cabeludo, o que origina os pontos brancos e a comichão. Em casos mais graves pode vir acompanhada de vermelhidão ou comichão excessiva.

Esta escamação ocorre devido a um desequilíbrio do couro cabeludo, normalmente com maior oleosidade, o que leva à descamação em excesso.

Fatores que podem originar a caspa

A caspa é causada por traços genéticos, no entanto, outros fatores podem contribuir para que esta se manifeste, tais como:

  • Stress
  • Desequilibrio hormonal
  • Clima (frio ou alterações climáticas bruscas)
  • Alimentação com demasiados carboidratos e gorduras

Os homens estão mais sujeitos à caspa pois possuem mais glândulas sebáceas que as mulheres. Estas são responsáveis pela oleosidade e podem originar a caspa. As mulheres também podem sofrer de caspa principalmente em situações de stress ou mulheres que tenham uma pele oleosa ou acneica.

Como tratar

A caspa ocorre de maneira diferente em cada um de nós e enquanto alguns casos podem ser simples de tratar, outros podem ser mais complicados. No entanto, mesmo em casos extremos, é sempre possível atenuar bastante os seus sintomas.

Alimentação

Evite alimentos ricos em gorduras, como fritos, chocolates e outros açúcares.

Apesar de o consumo destes alimentos por si só não provocar caspa, pode piorar os sintomas já existentes.

Champô

Deve optar por usar sempre um champô anti-caspa. Apesar de existirem vários no mercado, nem todos se comportam da mesma forma. Um que pode funcionar para uma pessoa, pode ser totalmente inútil para outra. O truque é ir experimentado vários até achar o ideal. Teste sempre durante um mês para dar tempo ao produto de atuar.

Um dos champô que tem sido recomendado por vários dermatologistas em Portugal e que tem tido ótimas opiniões é o Champô de Gengibre da The Body Shop. Tal como o nome indica, este champô é à base de Gengibre e contém também os ingredientes recomendados pelos os dermatologistas para o combate à caspa. Segundo vários utilizadores, este produto promete resultados após a primeira utilização e com a continuação elimina totalmente a caspa. À data deste artigo, este produto tem um custo de 10€ por 400 ml ou 7€ por 250ml, ou seja, tendo em conta a quantidade, não tem um preço muito mais elevado do que o champô de supermercado se optar por comprar a embalagem de 400ml.

Tratamento caseiro para a caspa

O bicarbonato de sódio é também considerado por muitos uma excelente e económica ajuda no combate à caspa.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • Água
  1. Misture o bicarbonato de sódio com um pouco de água até obter uma pasta espessa.
  2. Aplique no couro cabeludo húmido e deixe atuar durante 5 minutos.
  3. Retire com água abundante e repita 2 vezes por semana

Gostou deste artigo? Subscreva a newsletter e receba as novidades do blog!
Pode ver também estes artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Read previous post:
5 Erros Que a Levam a Comprar Roupa Que Não Precisa

Quantas de nós já comprámos roupa que acabamos por não usar? Conheça algumas dicas para comprar apenas o que precisa...

Close